Você sabia que cada estação do ano requer uma rotina diferente com a pele? Vem saber o que é preciso para manter sua pele limpa e saudável no outono!
Finalmente, o outono chegou, mas não é porque o clima esfriou que você pode deixar sua rotina de skincare de lado. A pele sente as mudanças climáticas e tende a ficar mais ressecada e sensível nesta época do ano por se tratar de uma estação de transição, quando o clima muda gradualmente do calor para o frio.
A dermatologista Cynthia Dias (CRM 12714 DF) explica que, diferentemente do verão, quando a pele tende a ficar mais oleosa por conta das altas temperaturas e da umidade — e por isso acabamos optando por produtos mais secos e adstringentes —, no outono precisamos intensificar a hidratação para evitar o ressecamento e o surgimento de alergias.
Além disso, é importante evitar banhos quentes pois, ao entrar em contato com a pele, a água em temperatura elevada retira a oleosidade que protege a cútis de fungos e bactérias. Produtos com ação calmante também são uma boa pedida para essa época do ano, e caso você queira fazer tratamentos que envolvam peeling e laser, a hora é agora!
Já para os lábios, a médica recomenda a utilização de lip balms para proteger contra o ressecamento.
Agora, que tal conferir esse guia prático de cuidados com a pele no outono para mantê-la saudável? Veja só:
1. Não se esqueça do básico: limpeza + esfoliação + hidratação
O combo básico de skincare, composto por essas três etapas, deve ser mantido durante o ano todo, outono incluso. Lavar o rosto com o sabonete adequado para o seu tipo de pele e esfoliá-lo uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, excesso de oleosidade e impurezas.
Já a hidratação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia nessa época do ano, porque ela reforça a barreira de proteção da pele, como lembra a dermatologista. Uma dica de ouro: aproveite para hidratar logo após o banho, quando os poros estão mais dilatados, o que faz com que a pele absorva melhor os nutrientes da sua loção hidratante.
2. Experimente o poder dos pós-bióticos
Produtos com pós-bióticos são uma ótima pedida para o outono! O motivo? Eles têm efeito anti-inflamatório, antioxidante e imunomodulador, o que regenera a barreira da pele, diminui a inflamação e protege de doenças como, por exemplo, a dermatite atópica – espécie de irritação cutânea bastante comum nesta época do ano, segundo a médica.
3. Proteja-se sempre
Fatores externos como radiação solar e poluição, além de estresse e falta de sono, são responsáveis por causar rugas, flacidez, manchas e provocar o envelhecimento precoce da pele. Para combater esses efeitos, é importante fazer uso de cremes e séruns que retardam os efeitos e, é claro, jamais esquecer do protetor solar!
Mas mesmo quando não faz sol? Sim!
O filtro solar facial adequado para o seu tipo de pele deve ser utilizado todos os dias, independentemente da época do ano e, inclusive, em ambientes fechados, já que luzes de lâmpadas e telas também podem causar problemas.
A dermatologista recomenda ainda aplicar o protetor junto a antioxidantes para minimizar a degradação de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela sustentação da pele que evitam a formação de rugas e marcas de expressão.